quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Bife de Cupim Prato principal feito com cenouras, vinho tinto e pimenta-do-reino branca

Ingredientes

1 pedaço de cupim com +/- 2 kg

sal a gosto
1 cenoura cortada em pedaços médios
2 cebolas cortadas em pedaços médios
6 dentes de alho amassados com casca
2 folhas de louro
1 garrafa de vinho tinto seco (750 ml)
1 galho de alecrim
1 galho de tomilho
1 colher (sopa) de pimenta-do-reino branca levemente quebrada

Modo de Preparo

1°- Com uma faca afiada, limpe 1 pedaço de cupim com +/- 2 kg, retirando todo o excesso de gordura. Corte ao meio no sentido contrário da fibra, tempere com sal a gosto e em seguida corte os 2 pedaços de cupim em bifes.

2°- Em uma assadeira grande, coloque os bifes de cupim em camadas levemente sobrepostas. Espalhe 1 cenoura cortada em pedaços médios, 2 cebolas cortadas em pedaços médios, 6 dentes de alho amassados com casca, 2 folhas de louro, 1 garrafa de vinho tinto seco (750 ml), 1 galho de alecrim, 1 galho de tomilho e 1 colher (sopa) de pimenta-do-reino branca levemente quebrada.

3° - Embrulhe a assadeira com papel filme e deixe marinando de um dia para o outro na geladeira (mínimo de 12h).

4° - No dia seguinte, retire a assadeira da geladeira, retire o papel filme e embrulhe a assadeira com papel alumínio, dando 2 voltas com o papel. Leve ao forno alto pré-aquecido a 200°C por 4 h. Após este tempo abra o embrulho, retire a carne da assadeira e passe o caldo que se formou por uma peneira espremendo bem para aproveitar os legumes, que estarão bem cozidos, para engrossar o molho.

5° - Coloque a carne novamente na assadeira, cubra com o caldo (já coado) e leve ao fogo médio até o molho reduzir e encorpar. Sirva em seguida acompanhado de talharim ao alho e ervas.

Tempo de Preparo:

4h + 12h de marinada

Bolo Pudim

Ingredientes 

Bolo

1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de chocolate em pó
150gr manteiga
1 xícara de açúcar
2 ovos
3/4 de xícara de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó

Pudim

1 lata de leite condensado
1 e 1/2 xícara de leite
4 ovos
2 colheres (sopa) de maisena

Caramelo

1 e 1/2 xícara de açúcar

Modo de Preparo

Caramelo

Coloque o açúcar em uma fôrma de buraco no meio de 25 cm de diâmetro e leve ao fogo baixo, até derreter e formar um caramelo. Desligue o fogo e com o auxílio de colher, espalhe o caramelo por toda a forma e deixe esfriar.

Bolo

Bata na batedeira o açúcar e a manteiga depois acrescente o resto dos ingredientes do bolo menos o fermento e volte a bater na batedeira até formar um creme homogêneo. Adicione o fermento e misture de baixo para cima com uma colher. Coloque a massa na forma caramelada e reserve.

Pudim

No liquidificador, bata todos os ingredientes do pudim por 2 minutos. Despeje com cuidado sobre o bolo e leve ao forno em 180º preaquecido, em banho-maria, por 1 hora em média.
Retire do forno, deixe esfriar um pouco, desenforme e leve à geladeira por no mínimo 3 horas.